Cultura e Lazer

A secção "Cultura e Lazer" apresenta-se como uma plataforma de comunicação interactiva entre todos os utilizadores do blogue. Queremos por isso, incentivar-te a dar o teu contributo na construção deste pequeno universo virtual. Perguntas-te como o podes fazer? Enviando-nos para o email informação que tenha um conteúdo cultural, por exemplo, se tens conhecimento da estreia de um novo filme ou do lançamento de um bom livro, se viste um vídeo interessante no youtube, se queres divulgar alguma citação de referência, se sabes da abertura de uma exposição...estas são apenas algumas sugestões. Contribui para a dinamização dos que te rodeiam!!!

(nota: a informação dos emails apenas será divulgada posteriormente à realização de uma análise sobre a relevância do seu conteúdo, pelos membros de gestão do blogue).
__________________________________________________________________________________________________


Como o entusiasmo de verão está aí, trazendo consigo os grandes eventos anuais e a vontade de andar lá fora, lançamos aqui três sugestões para animar os próximos tempos.


Veja a Volta a França, ou o “Tour”, pela televisão e goze de momentos de competição de alta qualidade em ciclismo, mas acima de tudo desfrute de uma verdadeira viagem pela França durante três semanas, através da qual pode ficar a conhecer as diferentes regiões por onde roda o Tour. As imagens mostradas durante a corrida são deslumbrantes e constituem verdadeiros postais turísticos. O Tour, visto em todo o mundo, é a competição mais importante do ano para o ciclismo, é aquela para a qual os melhores ciclistas mundiais treinam durante toda a época. Não perca esta corrida transmitida diariamente, a seguir ao almoço, pela RTPN e em simultâneo aos fins-de-semana, na RTP2, ou então acompanhe pela internet no site oficial do Tour de France (onde inclusivamente pode ficar a saber todos os pormenores sobre a corrida, os ciclistas, as equipas e as localidades por onde passa a corrida). Com o tour ainda no início, será que vamos assistir a mais uma emocionante e aguerrida disputa entre Alberto Contador e Andy Schleck, não perca!!

Site Oficial do Tour de France

RTPN

Tour de France no youtube
















2ª Etapa

3ª Etapa



















Para ocupar os seus tempos livres fora de casa de forma mais cultural, sugerimos uma visita ao Ecomuseu do Barroso e ao Museu de Serralves.

Visitar o primeiro significa percorrer e conhecer o território de Montalegre. No entanto para se orientar relativamente aos percursos possíveis a realizar e ao que pode visitar, aconselhamos que se dirija, em primeiro lugar, ao núcleo museológico Padre Fontes, localizado na Vila de Montalegre, junto ao castelo. Este Espaço oferece-lhe uma introdução ao território. Para mais pormenores consulte:

Ecomuseu do Barroso

Câmara Municipal de Montalegre

Sede do Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes


















No Museu de Serralves pode ver uma das melhores colecções de arte contemporânea do país e exposições interessantes, enquanto desfruta de uma belíssima obra arquitectónica, conhecida e respeitada em todo o mundo, da autoria do Nobel da arquitectura, Siza Vieira. Temos a destacar, porque este museu não é somente um edifício, os extensos jardins do parque da Fundação de Serralves onde pode passear com a família e passar um dia agradável. Para mais pormenores consulte:

Fundação de Serralves















Para terminar sugerimos uma ida aos festivais de verão, que têm vindo a proliferar ao longo dos anos e a oferecer cada vez mais diversidade. Para mais informação consulte:

Festivais de Verão


__________________________________________________________________________________________________

Festival de Jardins de Ponte de Lima



Anualmente a Câmara Municipal de Ponte de Lima organiza o Festival Internacional de Jardins que decorre de Maio a Outubro na margem do Rio Lima junto às Piscina Municipal e ao Centro Náutico. Todos os anos o festival leva a concurso um total de 12 Jardins projectados por diversos participantes. O tema escolhido para este ano foi o "kaos" à volta do qual todos as ideias projectuais se desenvolveram.
O tempo da visita aos jardins é de aproximadamente uma hora, no entanto o espaço convida a um estadia mais prolongada pelos espaços de ócio que oferece. Nas proximidades existe ainda a possibilidade de se realizar suaves percursos a pé pela margem do Rio Lima, visitas à cidade, ou simplesmente apreciar a paisagem. Para informações mais detalhadas e correctas podes consultar o website do festival de jardins e ainda o website da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Esta é uma boa ideia para passares um dia agradável aqui tão perto!


Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

Município de Ponte de Lima


______________________________________________________________________________________

Meleche Mechaya - Dança do Desprazer